O QUE DAREI EU AO SENHOR POR TODOS OS BENEFICIOS QUE ELE ME TEM FEITO?

Sedes-MA e CAIXA promovem capacitação do Cadunico no Maranhão

Por meio de uma parceria da Caixa Econômica Federal (CEF) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Superintendência de Ações de Proteção Social Básica, será realizada, terça (18) e quarta-feira (19), das 8h30 às 18h30, no Quality Grand São Luís Hotel (antigo Hotel Vila Rica), a capacitação operacional “Aplicativo da Versão 7.0 do Sistema do Cadastro Único - Bolsa Família”.

O novo Sistema do Cadastro Único consiste em uma versão online na qual os gestores municipais poderão fazer a inclusão, manutenção, alteração e exclusão dos dados das famílias diretamente na base nacional do Cadastro Único.

O sistema operacional, na avaliação dos técnicos, é inovador, pois evita multiplicidade de dados e melhora o tempo que as informações levam para chegar ao nível federal.

A CEF disponibilizou determinados números de vagas para operadores do Aplicativo do Cadunico dos 217 municípios que serão contemplados com a capacitação. O treinamento acontecerá gradualmente, seguindo um cronograma de 17 turmas em períodos diferentes.

Nesse primeiro momento serão atendidas 10 turmas. Depois será a vez das sete turmas restantes. A primeira turma será composta por operadores do Cadunico dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Santa Inês, Açailândia, Itapecuru Mirim e Chapadinha. A segunda (dias 20 e 21) é formada pelos operadores dos municípios de Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Bacabal, Balsas, Buriticupu.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, a capacitação é uma forma dos gestores se familiarizarem com o novo sistema. Eles têm a oportunidade, segundo o secretário de conhecer a realidade socioeconômica das famílias atendidas, bem como dos grupos indígenas, quilombolas, de moradores de rua, pessoas sem registro civil de nascimento, de famílias em que há crianças submetidas ao trabalho infantil, entre outros.

Fonte: SEDES-MA

"Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".
[Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos]